Grupos Google
Inscrever-se em Crocheteando amizades
Email:
Visitar este grupo

CLIQUE, VENHA VER E COMENTAR AS NOVIDADES DO NOVO BLOG!

CLIQUE, VENHA VER E COMENTAR AS NOVIDADES DO NOVO BLOG!
Rosely e Mary agradece a visita e comentário.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

P A P -ARGOLINHA DE FRIVOLITE POR ROSELY

Olá amigas. Hoje vamos fazer o pap do frivolite. Faremos um intervalo com este pap e depois retornaremos com mais trabalhos das amigas. Trabalhos estes que nos deixaram muito felizes.



Estes trabalhos foram o maior carinho que podíamos receber de voces.



Hoje será o pap do frivolite.

Parece super complicado, mas não é. É muito simples. Faremos em duas etapas intercaladas.

Esta primeira etapa é a argolinha. Com esta argolinha, poderão montar varias peças.

Primeiro quero pedir desculpas, não só pelas fotos em si, mas como poderão notar, eu fiz fotos até com a mão esquerda heheheheh, para poder concluir este pap.

Para fazer o frivolite, deverão sempre usar o fio em pedaços. Voces já vão entender, no decorrer do pap.



A agulha do frivollite é uma agulha como as comuns, sendo que mais comprida e sem ponta.


A minha, que estou usando é improvisada....heheheh...... coitado do meu marido......hehehe...tem uma paciencia comigo, voces não podem imaginar.


1º passo


Na foto acima segure o fio junto à agulha.



2º passo


Dar uma laçada no dedo, como na foto acima. Vindo com o fio da direita para a esquerda do dedo.



Retire o dedo e puxe o fio. laçando a agulha.




3º passo





De outra laçada no dedo, agora da esquerda para a direita como na foto acima. Retire o dedo e puxe o fio.





Foto acima mostra como ficará as duas laçadas feitas.





5º passo



Fazer quantos gominhos forem necessários para o tamanho de sua argolinha.



Eu, neste caso fiz 4 gominhos, como na foto acima.











6º passo
Coloque o dedo na agulha como na foto acima, para demarcar um espaço ( estes espaços deverão ser sempre do mesmo tamanho) e continue a fazer as laçadas.




Vejam como ficou os bloquinhos e o espaço.





Ao unir os bloquinhos, surge a laçadinha.




Nesta foto, trabalhei com 4 laçadas. Mas as quantias ficam a critério de cada uma de voces.



7º passo

O fiodo final do trabalho, deverá passar pelo furinho da agulha. como na foto.

Nesta etapa, vou fazer uma sugestão. Como este trabalho sempre é feito com pedaços de fios,

meu conselho seria é cortem o fio e desmanchem para que assim tenham a medida aproximada a ser usada.



8º passo

Passar todo o trabalho que está na agulha, pela linha.





9º passo

Depois de passada pela linha, retirando a agulha, puxe o fio com cuidado.





E assim o circulo se fechará, formando uma argolinha.



10º passo

dar um nozinho entre as duas pontas. Eu prefiro já ir arrematando.

Eu peguei o fio de inicio e o passei por dentro de alguns bloquinhos e o cortei. Ficando assim com o fio maior.


Deste fio maior, faremos outras e emendaremos.......mas.......ficara para a proxima etapa.

Viram como é facil?

Esperamos que gostem e comentem, pois fizemos este pap com muito carinho e prazer para voces.

Deixamos aqui para cada uma de voces, o nosso abraço e um beijo no coração de cada uma.
ROSELY

61 comentários:

Monica disse...

Olá amiga!!!Eu adorei o pap do frivolite,sabe eu tinha começado a fazer esse trabalho muito tempo atras e parei,depois mexendo nas minhas coisas encontrei a agulha,e nao lembrava de como fazia direito,ai vem a luz do ensinar com prazer,e lembrei graças a vc,rsrs.Obrigada por nos ensinar,bjinhos.Adorei!!!!

Nena disse...

Olá,grande desafio...
Com certeza vou tentar,me aguarde!
Bjo no seu coração,Nena

Anônimo disse...

Olá AMiga,

Parabéns por mais esse pap., está super-facil de acompanhar, mas
que trabalhão heim?

Aproveito para lhe desejar um ótimo final de semana, e desejo-lhe melhoras.

Bj.
Rosina

Vânia Dias disse...

Olá
Vc não imagina a minha alegria ao vir aqui hoje e ver este PAP..pois bem..outro dia assistindo o programa SABOR DE VIDA na TV APARECIDA..as artesãs fazem sorteios com suas peças..um dia eu havia mandado um email para lá para participar do sorteio..a artesã Irene Mauzer..não sei se vc conhece..estava ensinando a fazer frivolité..eu prestei atenção mas sabe como é por tv fica dificíl e sem agulha pior ainda..bem..no final ela fez o sorteio de uma Apostila..qdo ela falou meu nome dei pulos de alegria..já recebi a apostila e junto um conjunto de agulhas...olha q legal..fui tentar fazer e nada..rs..agora sim vou aprender..to feliz!!!
Agradeço de coração pelo seus PAPS com certeza nos deixa muito feliz!!!
bjs
Vânia

Rosina, Rosely e Carla disse...

mais uma aprendizagem com vc , obrigada por compartilhar conosco , bj carla

Nilda Biagio disse...

Olá amiga
Sempre achei frivolite um trabalho lindo...mas nunca tentei fazer.
Agora, vendo seu pap,talvez me anime.
Obrigada por mais esse!!!
Bjs
Nilda

Unknown disse...

Oi Rosely.
MUITO OBRIGADA por esse pap. Tem um tempão que estou procurando uma explicação sobre frivolité.
Tenho todas as agulhas.Mas tinha uma grande dúvida na hora de tirar da agulha.
Muito obrigada .
Abraços
Cintia

Esperança disse...

Oi amiga,finalmente vou aprender este lindo ponto,o frivolit;obrigada,Deus te abençoe porisso,fiquei muito feliz.Quando aprender e fizer algo,te mostro tah?
Beijo carinhoso.

RGloom disse...

Oi amiga! Adorei seu pap do frivolite, eu que ainda não fiz vou tentar...adorei! Linkei vc, me add tb e visita meu bloguim tb? Bjus!

Debyartes disse...

oi! rose que legal esse pap seu
vou fazer tambem gostei!
passei pra de desejar um otimo feriado pra vc querida!
eum beijo ! debora

Maria Salomé disse...

Rosely querida

Você não imagina a emoção que senti, quando vim te ver e vi o pap do fivolité, a minha mãe fazia e eu nunca aprendi, ela fazia com uma pecinha de madeira chamada navete, acho que nem encontra para vender mais, ela ainda vive graças a Deus, mas não faz mais.me diga, essa agulha tem para vender? eu tenho umas amostras de frivolite que foram dela, você quer que eu te mande as fotos? tem rosetas, bicos etc...ainda vou mandar a peça do seu pap.
Que seu feriado e fim de semana sejam maravilhosos, com direito a tudo de bom que você merece.
Beijos carinhosos
Salomé

crochetrelax disse...

oLÁ,

Adorei! Acho um trabalho maravilhoso,vou tentar fazer, muito obrigada por nos ensinar.Um bom fim de semana,
Beijos
Gina

Estrela do mar disse...

...amiga, vim desejar-lhe um bfs...


Jinhosssss

Anônimo disse...

Olá que blg lindo parabéns.Eu preciso de bicos de toalhas de banho se alguém souber aonde posso encontrar na net, me ajudem
evanilte@hotmail.com. bjs

Corteygrif disse...

Oi Rosely como vai amiga!!acho o frivolite um mimo tenho visto trabalhos lindissimos com esse pontinho,eu tinha uma agulha dessas bem grande quando tive a curiosidade de aprender,perdi com muita pena,agora ñ consigo encontrar por aqui em espanha!perfeitinho seu pap como sempre!um feliz fim de semana,fique com Deus.

Miva disse...

Oi Rosely
O frivolite e um trabalho maravilhoso, e minha mae o fazia.
Obrigada pelo carinho e que tenha um lindo fim de semana.
Bjs
Miva

ROSE disse...

Olá, Amiga!

É um prazer vir aqui aprender tanta coisa linda!
Parabéns e obrigada!

Vim desejar um
*Ótimo Domingo para Você!

Bjss
Rose

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga
Obrigada pelo PAP do Frivolite sempre adorei é tão delicadinho mas não sabia como fazer e agora com seu PAP vou aprender....
Obrigada e Parabens
BOM FINAL DE SEMANA
Bjs
Andrea

betharte disse...

Querida você é muito caprichosa e corajosa. Lindo Beijos Beth

Anônimo disse...

Roseli
Vim conhecer teu blog, VI< AMEI< e GUARDEI... nos favoritos. Lindos seus trabalhos e a delicadeza ao ensinar que fica até prático...Parabéns amiga, continue.
Deixo aqui meu endereço para quando quiseres visitar-me, será um prazer.
http://niraartes.zip.net
NIRA

Kátia Moreira disse...

Olá amiga, vc é maravilhosa!
“Nunca diga para DEUS que você tem um grande problema, diga sim, para o seu problema que você tem um grande DEUS”!
Tenha uma semana de muitas bênçãos!
Bjs Kátia Moreira

Maria Salomé disse...

Querida

Sabe que horas são? 5.09 e eu aqui na tua casa uma hora dessas? sim, estou com a semana super cheia, mais venho cedinho te ver e te deixar um beijo eum maravilhoso dia.
Beijos carinhosos
Salomé

Sônia Maria disse...

Olá, amiga!
Tenho muita vontade de fazer frivolite. Acho muito lindo!
Adora já sei que tenho a professora.
Aque bom!!!!
Estou feliz!
Tenho novidade no blog.
Muitas amigas me pediram para solicitar à Elaine um vídeo do cachecol verde, devido ao início da 2ª parte . Pedi e ela muito delicadamente fez. Os vídeos estão nos nossos blogs. Veja e nos fale o que achou.
Beijos e abraços da amiga,
Sônia Maria

Anynha Crochê disse...

Olá Amiga.
Obrigado por mais um pap maravilhoso.
Vim desejar a vc uma linda semana...bjuss

*Patty*sofaltavocê-emagrecer com saúde disse...

Olá, te convido a ir no meu bloguinho, ver as novas postagens e tb a responder a enquete.
beijos

Katia Santos disse...

Ola Meninas!
Fiquei devendo meus trabalhos para vocês, sinto muito, é que estou sem máquina e meu scanner é bem fraquinho, fica muito ruim a foto.
Desculpa, não deu para mandar.
bjs

Elisangela Marcia disse...

OLÁ MENINAS, TUDO BEM???
ADOREI O PAP FRIVOLITÉ, EU VENHO DANDO MEUS PRIMEIROS PASSOS NESSA TÉCNICA QUE ESTOU APAIXONADA E SE POSSÍVEL GOSTARIA DE TIRAR UMA PEQUENA DÚVIDA COM VOCÊS.
EU RECEBI UMA ENCOMENDA DE UM MARCADOR DE LIVROS E ESTOU SEM SABER COMO COLOCAR PREÇO NESSA PEÇA, SERÁ QUE PODEM ME AJUDAR???
DESDE JÁ AGRADEÇO!!!!
E MUITO OBRIGADA POR NOS ENSINAR VALEU MESMO!!!
DEUS ABENÇÕE!!!!
MEU E-MAIL É: aicram_pe@hotmail.com
BJS,
ELISANGELA

Anônimo disse...

Ola amiga!!! Obrigada por ter feito o pap do frivolite,eu achava que fosse dificil, mas com o seu passo a passo, sei que serei capaz de fazer, se eu conseguir fazer alguma coisinha te envio a foto. Beijos!!! Edna Italia

cielle disse...

adorei o blog de vcs.Esses pap's entaõ dão um show quando tiver um tempinho vou tentar fazer frivolite e mostro uma foto ta
parabens pelo blog
bjus

ROSELY disse...

OLÁ CIELE
QUE BOM QUE GOSTOU.
FICO FELIZ.
QUERIDA VC NÃO NOS DEIXOU O EMAIL PARA QUE PUDESSEMOS TE AGRADECER.
BEIJOS EM SEU CORAÇÃO
ROSELY

Anônimo disse...

Olá. Desculpem se vão se assustar com esse comentário, mas sou homem, tenho 62 anos de idade e faço frivolté há mais de vinte anos. É minha terapia. Entretanto, nunca ouvi falar desse tipo de agulha para frivolité mostrado no site. Sempre usei as chamadas navetes. Achei surpreendente esse tipo de agulha. Boa semana! Grande abraço. Ivaldo de Carvalho, de Sorocaba, SP.

Wlady Moura disse...

Olá d. Irene. Como vai? Me chamo Claudia e moro no RJ. No dia 13/01/09, assistindo o programa Sabor de Vida,me deparei com a senhora. Que trabalho lindo, magnifico!!!! Fiquei tão encantada q ñ pude deixar de lhe parabenizar. Faço croche des dos meus 9 anos de idade, já pensei em outros artesanatos, mas ñ tinha noção d qual. Até q vendo seu trabalho me encantei. Nunca tinha visto esse trabalho antes. Só ñ sei se vou ter facilidade de encontrar as agulhas e revistas q falem sobre o mesmo. Gostaria de saber o preço da apostila n.01 e como faço para adiquirila. Por favor me envie a resposta assim q puder. Meu e-mail é: bruzzimoura@ibest.com.br. Um beijo grande. Fique com DEUS e papai do céu possa sempre ilumina-la e abençoar suas mãos para q cada vez mais possa fazer trabalhos tão lindos quanto os q vi na TV.

Mostrar com prazer disse...

OLÁ CLAUDIA.
BOA TARDE.
ENCONTREI ESTE COMENTARIO ACIMA EM MEU BLOG.
QUERIDA EU NÃO ME CHAMO IRENE, NEM TENHO COMO LHE FORNECER INFORMAÇÕES DE APOSTILAS.
ME PERDOE NÃO PODER AJUDAR
ABRAÇOS ROSELY

Janice disse...

Rosely!
Bondade sua repartir este pap conosco.
Super obrigada!
Janice

Flávinha disse...

Nossa , adorei o FRIVOLITE ...ja esta adicionada no meu blog, estava louca para aprender...grande abraço..

Ninguem disse...

Ola meu nome é caroline tenho 12 anos asssisti sobre este trabalho no atelie na TV e achei muito interesante e adorei o PAP friolite pois ensina a começar e as imagens (fotos) ajudao muito!!
ADOREI SEU TRABALHO PARABENS !!!!!!

Flávinha disse...

Nossa,este pap é maravilhoso, comprei duas revista e não consegui fechar a argolinha, agora ja consigo. Obrigada..

biiihlopes disse...

olá Irene, meu nome é Gabrielle, sou de Fortaleza-Ce e estou entrando em contato com vc pq minha tia trabalha com croche e ela me pediu que falasse com vc, pois ela tbm ensina frivolite e queria saber se teria como vc mandar para ela o contato da circulo aqui em Fortaleza, ou até vcs duas manterem contato por intermédio meu.Meu hotmail é luise_gaby@hotmail.com obrigada pela atenção, seu trabalho é lindo!
beijos

Liz Huesso disse...

Olá amiga

Fiquei bastante feliz em ver o seu
trabalho com passo a passo para quem
aprecia frivolite, que aliás é uma raridade, que só alguém tão bondosa
quanto você é capaz de dividir esta
preciosidade.Rogo a Deus que continue
ampliando o seu horizonte da mente,
porque o Universo retribui tudo que
repartimos.Obrigada.Bjs
E-mail: flordelizever@hotmail.com

Unknown disse...

Olá! Tô tentando fazer o frivolite,a lçs consegui,só n~consegui ainda, tirar da agulha.Muito perfeita sua explicação,acho q conseguirei.Amei sua generosidade!
Bjão! elizrenno@gmail.com

N.R. disse...

Margarida disse:
Gostei de saber que tem pessoas interessadas em aprender o frivolite, porque eu gosto muito, mas já estou mais adiantada um pouco.Já fiz algumas bolsas de linha e de fita de cetim numéro "0". Quem sabe poderemos trocar ideias. ok?

um por todos disse...

adorei sua aula! gostaria de aprender com fio adicional e sem fechar o anel. Agradeço e peço à DEus a abençõe, poi crei que que ensina o que sabe Deus abençõa! bjs.

Gloss disse...

Mas não consegui fazer pois ainda não tenho a agulha. Mas vou comprar e tentar fazer pelas suas fotos e explicações que estão muito legais!
Parabéns e obrigada por ensinar!
Abraços!
Grace/Belo Horizonte/MG
gwa.2006@hotmail.com

Edilma disse...

Querida amiga virtual, agradeço a sua boa vontade em ensinar o passo a passo do bordado frivolite, foi fácil , espero que eu consiga fazer uma toalhinha .
Obrigada e beijinho . Edilma de Maceió Alagoas.

Unknown disse...

QUE DEUS CUMULE SUA VIDA DE PAZ, SAÚDE, ALEGRIAS... É MUITO BONITO VER QUEM SE DISPÕE A ENSINAR O QUE SABE SEM PEDIR NADA EM TROCA, AFINAL DEUS NOS DÁ TUDO TODOS OS DIAS SEM PEDIR NADA, NÃO É MESMO...E, TANTO EGOÍSMO PELO MUNDO. É COMO DIZ O DITADO: UMA VELA NÃO PERDE SUA LUZ AO ACENDER OUTRA VELA, AO CONTRÁRIO, JUNTAS ILUMINAM MAIS. OBRIGADA PELO SEU PAP.
RENATA ROCHA.

Unknown disse...

Olá!!Amei o Frivolitê, comprei a agulha, aprendi a fazer o ponto só que não consigo fazer sair da agulha.Como faço?Deixo o ponto mais frouxo?Desde já agradeço!Ana Paula

ROSELY disse...

OLÁ ANA MARIA
BOA TARDE.
OBRIGADA PELA PRESENÇA
NÃO FAÇA OS PONTOS MUITO APERTADINHOS.
DEIXE-OS MAIS SOLTOS, PELO MENOS PARA O TREINAMENTO, DEPOIS VC VAI AJEITANDO COM A AGULHA E O FIO, AÍ ENTÃO TUDO FICA MAIS FACIL.
SE PRECISAR DE MAIS ALGUMA AJUDA É SÓ DEIXAR UM COMENTARIO OK?
BJS
ROSELY

Teresa disse...

Ola!
Amei seu blog, ele nos trás muitas explicações e acaba sendo não tão difícil fazer sozinha alguns modelitos.
Nesse momento, estou tentando fazer frivolite e tenho vindo aqui várias vezes, até encontrei a navete e agulhas. Como sou persistente...
logo, logo irei conseguir com sua ajuda.
OBRIGADA!!!
Ah! coloquei seu blog no link do meu, assim quem sabe poderá ajudar mais algumas amigas.
Bjs, fique com o mestre Maior a iluminar sempre seu belo coração,
c/carinho
Teresa

INES ANTOLINI disse...

Fiquei feliz em saber que posso aprender esta tecnica muito antiga com você minha mãe tinha umas tolhinhas que troxe no enchoval. sempre quis aprender graças avc posso aprender muito obrigado.Ines minha mãe casou-se em 1944.

Marcia disse...

Olá.
A cada dia me surpreendo mais com a gama de "artes" e com a diseminação do conhecimento que algumas pessoas se propoem a fazer.
Muitoa parabéns por não guardar e sim distribuir o conhecimento que vc tem. Quem sabe eu me proponha o desafio em aprender esta técnica.
Marcia/Maringá-Paraná mcmbortoleto@hotmail.com

Marcinha Cristinna Art's disse...

Oláaaaaa

Adoro artesanato mas confesso q nuca ouvir falar em frivolite e com sempre quis aprender e encontrei seu PAP q realmente foi maravilhoso vou providenciar a agulha e fazer...

obrigadaaaaa

Marcinha Cristinna Art's disse...

Olaaaaaaaaa

AmUUU artesanato mais confesso q nunca tinha ouvido falar no frivolite e fiquei maravilhada em encontrar seu PAP e estou ansiosa para fazer vou comprar minha agulha e lhe direi...

obrigadaaaaaaaaaa

Ther Artes disse...

Valeu,está bem explicado.Vou tentar fazer.Obrigada.Thereza.

Marcia disse...

Fica muito bonito o trabalho.

Bjs

Márcia

Patricia disse...

Oi fiquei encantada em encontrar o seu pap. Conheci o nome frivolite por acaso conversando com uma senhora que muito chateada reclamava em não ter ninguém aqui em Palmas que ensinasse essa técnica. FIquei curiosa e fui procurar na net e para meu encantamento descobri o seu blog. Agradeço por compartilhar seus conhecimentos e vou tentar iniciar nessa arte
fique em paz

josinha disse...

Boa tarde!
Muito legal esse frivolite, vou comprar os materiais pra ver se consigo fazer. Muito obrigada por compartilhar seu trabalho conosco.
Beijos Josinha!

filó disse...

gostaria se possivel que me enviasse como trabalhar com frivolite ou seja o passo a passo acho lindo mas nao consigo fazer sei fazer trico croche pintura patchwork ponto cruz etc..
meu e mail é fil.colodetti@yahoo.com.br

artesanato com pet disse...

quero aprender os outros pontos do frrivolite , com agulha achei mais facil, agora os outros (dois) não não consigo mesmo olhando no video da sempre um erro beijos

ivanice disse...

adorei esse passo a passo.Acho lindo frivolite já tentei fazer uma vez e gostei muito.Vou usar seu passo a passo.Bjos.
email- donavania1@hotmail.com

louschavez disse...

Adorei o teu passo a passo do frivolete, consegui fazer, agora vou aproveitarkkkk qdo vai postar um grafico facil, dar mais umas dicas???? bjos no coração

louschavez disse...

Amei tudo o seu passo a passo de frivolete foi facil de entender, so aguardo mais postagens com dicas e um grafico de flor que não seja dificewl, não tem revistas para vender!!! beijos

Related Posts with Thumbnails